quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pesquisas sobre Ovinocultura

Tá, estou aceitando esse momento de desespero relax entre estudos para a prova que tenho que entregar amanhã. Afinal, se eu não terminar até um horário razoável, tenho toda a noite e a madrugada para fazer... (#socorro)

O meu orientador no doutorado, o Prof. Augusto Gameiro (melhor orientador do mundo) coordena um laboratório aqui da FMVZ/USP chamado LAE - Laboratório de Socioeconomia e Ciência Animal. Uma das iniciativas do LAE é publicar mensalmente o seu Boletim Eletrônico que, entre outros, traz links para artigos científicos interessantes sobre diversas áreas da Zootecnia, Economia e Sociologia. Eu faço parte da equipe do Boletim, então sou responsável por estar por dentro dos artigos que estão sendo publicados mundo afora nos periódicos mais respeitados.

Eis que nas minhas pesquisas mensais tenho reparado uma coisa muito interessante (e importante!): é impressionante o quanto as pesquisas sobre ovinos e caprinos se multiplicaram nos últimos tempos! Antes (há uns 2 anos, talvez menos) era super difícil encontrar trabalhos bacanas sobre pequenos ruminantes, e a maior parte deles estavam na Small Ruminant Research, que é uma revista especializada no tema. Atualmente, é difícil encontar um periódico que não tenha pelo menos um artigo sobre ovinos ou caprinos em cada edição (exceto os que são especializados em outras espécies, né?). É incrível como se tem estudado técnicas de criação, de reprodução, análises econômicas, qualidade de carne e leite (SIM!!! DE OVINOS!!! Alegria enorme, porque adoro esse tema...), relações com o consumidor...

Eu realmente encaro isso como um reconhecimento da importância socioeconômica da caprinocultura e da ovinocultura, bem como da enorme lacuna de conhecimentos que temos sobre esses animais e suas criações. Satisfação enorme. É como eu gosto de dizer: a ovinocultura está caminhando sim. De vez em quando leva uns tombos, manca um pouco, mas nunca pára. E ainda digo que caminha bem rápido, se me permitem a ousadia. Muito mais rápido que a própria bovinocultura, com quem tanto gostam de comparar...

É isso. Gostaria de deixar uma mensagem positiva para os entusiastas da atividade, e que acreditam piamente que tudo vai dar certo pra quem se dedicar e trabalhar direitinho.

Ah, se alguém quiser receber o boletim do LAE, é só deixar um comentário, ok? E se alguém tiver interesse em pesquisar artigos científicos sobre ovinos (ou qualquer outra coisa), a Scielo é uma base de dados nacional aberta a todo o público. É só pesquisar por palavra-chave, tema ou periódico.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário