quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Finalmente, subprodutos viáveis!

Olás, pessoas! Como vão todos?

Tenho  dois assuntos ótemos para comentar!!! O bagaço de citrus que começamos a fornecer para os animais e a reação do capim ao fertilizante que aplicamos. Há muito tempo tento encontrar subprodutos bons, bonitos e baratos que eu pudesse usar para reduzir custos, mas é complicado nessa região dominada pela cana... Mas parece que agora encontrei duas opções!

A polpa cítrica chegou essa semana ao sítio (era pra ter sido entregue há duas semanas, mas isso não vem ao caso). A redondeza inteira está perfumada... hehe O mundo cheira laranja e limão... rs Compramos cerca de 16 toneladas do produto, com a finalidade de aumentar, a um custo barato, a energia da dieta dos animais, já que o preço do milho está nas alturas e por aqui está difícil de encontrar outro substituto mais acessível. Não conhecia essa polpa úmida, mas acho que a experiência será bem boa, e que possivelmente vamos continuar comprando ao longo do ano como forma de suplementação barata para as ovelhas. Ainda é um pouco cedo pra ter certeza. O tal bagaço tem cerca de 20% de matéria seca (mais ou menos a mesma coisa que um capim), e tem a consistência exata de massa de coxinha crua... Tem algumas fotos aí embaixo.


           O bagaço nos cochos da ovelhas e das borregas gestantes, no primeiro trato com o produto...

Estamos oferecendo para o rebanho todo, exceto para os cordeiros em ponto de abate. Com esses eu não quis fazer experiências... As ovelhas estranharam um pouco no início, porque é um alimento muito diferente de tudo que elas conheciam, mas agora já estão pegando bem.
A idéia é substituir a suplementação das fêmeas em monta/flushing pela polpa. No caso das fêmeas prenhes e lactantes, estamos substituindo 50% do volumoso (capim coast-cross verde, cortado e colocado no cocho) pelo produto. Meu amigo Fernando, que foi quem me indicou o fornecedor, disse que os animais dele responderam muito bem, com aumento do escore corporal e do leite. estamos de dedos cruzados.
Mas na verdade o melhor do produto é o preço: posto aqui no sítio, cada tonelada me custou R$ 42,00. Mesmo que não seja indicado para substituir totalmente o volumoso da dieta (como seria ótimo durante a seca), é uma forma barata de melhorar a energia. Mantenho vocês informados.

O fertilizante que aplicamos nos pastos e em metade do nosso campo de feno foi o Ajifer, um resíduo da Aji-no-moto. É um caldo escuro com cheiro de melaço, e o próprio caminhoneiro que vem entregar o produto já faz a aplicação. Perfeito para quem, como eu, não tem mão de obra sobrando. É só desmanchar umas cercas, e o entregador faz todo o resto. Você só precisa ter uma paciência de Jó para esperar entregarem adubo... no meu caso, foram 5 longas semanas entre o pedido e a entrega.
A aplicação foi feita semana passada, e o capim já está completamente diferente: cresceu, voltou a cobrir bem o solo e está verde bem escuro por causa do nitrogênio. Dá gosto. Acredito que na semana que vem já poderemos voltar a soltar os animais a pasto, e começar a acostumar as borregas mais novas a sair também. Mais uma vez, a grande vantagem do produto é o custo. Compramos 28 toneladas de fertilizante, e cada uma custou, depois de aplicada, R$ 52,00. Detalhe: 2/3 desse valor correspondem ao frete.

Quando eu tiver mais detalhes sobre os resultados, eu conto. E se mais alguém souber de subprodutos milagrosos, por favor venha correndo me contar também... hehe

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário