terça-feira, 6 de março de 2012

Estação de nascimentos... e de problemas.

Olá, pessoas!

Semana passada começou mais uma estação de nascimentos (impressionante como o tempo passa rápido, né?), e também mais uma estação de monta.

Desta vez dão 67 ovelhas para parir, e 75 em monta. Nascem agora os primeiros filhos do nosso novo carneiro novo, o Dorper Campo Verde 2012, para saciar um pouco da minha curiosidade.

Mas dessa vez a coisa está meio tensa, e já perdemos duas ovelhas no periparto. Uma morreu após parir um cordeiro morto, e não descobri a causa (embora tenha suspeitas). A outra morreu antes de parir, e descobri que estava intoxicada com alguma coisa... Ótimo, não? Os sintomas foram mucosas dos olhos e gengivas muito vermelhas. E só.

Depois dessa eu fiquei bem esperta, e peguei bem no início o sitoma em uma outra ovelha prenha, ontem mesmo. Seguindo o conselho dos meus amigos veterinários de plantão, enchi a moça de Mercepton (45 ml) e dei uma dose de B-12. Aparentemente funcionou, pois hoje ela está viva e melhorzinha. Vou continuar com o Mercepton mais alguns dias, e torcer para dar certo...
A dúvida que não quer calar é: que diabos intoxicou essas ovelhas??? Não sei. Mas pretendo descobrir. Inclusive, se alguém aí tiver alguma idéia, manifeste-se nos comentários! Vamos trocar idéias! =)

Outro problema que tivemos foi um surto de hipocalcemia... Foram 5 ovelhas até agora, mas acho que já descobri e solucionei o problema. Eu substituí metae do capim delas pela polpa úmida de citrus, o que parece que reduziu a ingestão de cálcio, mesmo com sal mineral à vontade.
Essas foram fáceis de resolver, já que o tal do ValéeCalcio é uma coisa que não pode faltar por aqui... Eu não sou veterinária, portanto não posso "recomendar" ou deixar de recomendar nada... Só posso dizer o que eu faço com as minhas ovelhas, que são as únicas com quem eu me atrevo a dar palpite em remédio. Aliás, acho que toda criação precisa de um veterinário de confiança, como eu tenho. O problema é que ele é uma criatura super requisitada em mil lugares, então às vezes tenho que me virar sozinha.

Para essas ovelhas hipocalcêmicas (é assim que se fala?) eu dou o valéecálcio normalmente via subcutânea, e um pouco endovenoso caso a mocinha esteja muito mal. Já me disseram que a aplicação subcutânea deveria ser diluída em soro fisiológico, para reduzir o risco de necrose da pele. E a aplicação endovenosa precisa ser muito lenta, para não matar a ovelha do coração (o cálcio influi diretamente na contração muscular, inclusive do coração). Eu opto por dar 40-60 ml subcutâneo, ou substituir uns 10 ml dessa via por endovenosa. Até hoje, sempre funcionou bem.

Uma das ovelhas que apresentou o problema, cujos sinais são dificuldade em levantar, andar com dificuldade, tremores e afins, pariu 4 (isso mesmo, QUATRO) fêmeas enormes, com 3-3,5 kg cada. Então é compreensível que ela tenha tido deficiências minerais... rs As outras ainda não pariram, e estou ansiosa, esperando mais múltiplos aí.

Abaixo vai a foto de uma das ovelhas que apresentou hipocalcemia, e se recuperou bem.



Um beijo.

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário