terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Época de manicure

Bom dia, pessoas!

Semana passada começamos a casquear o rebanho. Na verdade este é um manejo que não tem data muito certa para nós: normalmente fazemos à medida que as ovelhas vão parindo, e casqueamos as borregas quando elas têm cerca de 5-7 meses. A época agora é bem propícia para o manejo, devido às chuvas e à umidade constante à qual os cascos ficam expostos.

Os carneiros precisam de casqueamento mais frequente, pois ficam confinados quando não estão em estação de monta, e seus cascos crescem muito rápido. Aliás, quem tem Dorper e White sabe como os cascos deles crescem rápido! Costumamos aparar os cascos deles a cada 2-3 meses, de acordo com a necessidade, e sempre repassamos antes do início da estação de monta. Afinal, eles precisam acompanhar as ovelhas nos piquetes, e é um pouco demais exigir isso deles se sentirem desconforto para caminhar...

Uma coisa que aprendemos é que, quando se tem limitação de tempo de funcionários, o melhor é não concentrar o casqueamento do rebanho todo em apenas alguns dias. É um manejo que acaba tomando bastante tempo, e muitas vezes acaba com a paciência do casqueador... Sério, tentem casquear 20-30, ou mais ovelhas em um só dia. Parece que elas vão ficando cada vez com menos vontade de cooperar. Por isso, e porque casqueamento mal feito pode machucar o animal e deixar passar problemas desapercebidos, é melhor fazer aos poucos.

Por exemplo, começamos pelas fêmeas que estamos secando. Casqueei 15 há 3 dias, e hoje mais 13. Em mais duas manhãs devem estar todas ok. As ovelhas gestantes também estão precisando de atenção, mas não gosto de agitar fêmeas no final da prenhez. Pancadas na barriga podem aumentar a possibilidade de natimortos, e o estresse do manejo também pode ter consequências ruins, como a antecipação de partos. Como felizmente não temos problemas de foot-rot, vamos esperar essas fêmeas parirem. No momento em que as pegarmos para verificar úbere e curar o umbigo dos cordeiros, aproveitamos para aparar os cascos e passar idodo 10% ou Formoped em quem precisar.

Também é importante dizer que aqui não fazemos pedilúvio, pois realmente não temos necessidade. Quando algum animal aparece mancando normalmente é por algum início de broca (aquele buraquinho preto que se forma no casco junto à linha branca da muralha). Nestes casos, basta aparar e limpar a área afetada. As bactérias que causam esse problema são anaeróbias, então a ventilação costuma ser suficente. Aplicamos também, como citei, iodo 10% (o mesmo de curar umbigo de cordeiro) ou Formoped, um spray comercial com formol que funciona muito bem.

Mas é importante compreender que o mais importante no casqueamento é o manejo PREVENTIVO. Não espere o rebanho começar a mancar para casquear. Manter os cascos dos animais em ordem é muito mais barato e dá muito menos trabalho que esperar o problema se agravar. Além disso, problemas de cascos estão entre os top 5 aspectos mais prejudiciais ao bem estar dos ovinos, pois além de causarem dor e desconforto, prejudicam a capacidade de caminhar e, no caso de animais a pasto, de se alimentar.

Então pegue logo sua tesoura ou canivete, e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário