quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Esperando novos cordeirinhos para contar...

Gente, tá chegando a hora da verdade...

Nossas borregas (fêmeas ovinas que nunca pariram) estão entrando no terço final da gestação. A previsão é que os partos comecem logo no início de janeiro. É um momento muito crítico, pois é quando os cordeiros têm 70% do seu desenvolvimento, e a exigência nutricional das mamãe aumenta muito.
Será a primeira vez que elas têm cordeirinhos, e muita coisa pode dar errado... :-S

Aí embaixo estão fotos de agosto, das borregas com um dos nossos machos. Elas são 1/2 sangue Santa Inês x Dorper ou White Dorper, e o carneiro é um White Dorper.





A seca este ano foi brava, e não conseguimos um volumoso decente pra alimentá-las... Elas não estão gordinhas como eu gostaria, o que aumenta as chances de algumas não terem leite, de rejeitarem os cordeiros, de dar pepino na hora do parto e afins... Resumindo: momentos de tensão.

Mas acho que achamos uma solução pra minimizar a possibilidade de problemas... Achei um fornecedor de polpa cítrica (bagaço de laranja e limão) úmida, para usar como opção de volumoso para elas (obrigada, amigo ovelheiro Fernando!).
Veremos.

Quando os partos começarem eu conto pra vocês, e posto as fotos dos babies novos e suas orgulhosas mamães. Até lá, cruzem os dedinhos para correr tudo bem, ok?

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário