quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estruturas novas!

Olá mais uma vez, pessoas!

Estou muito feliz. Estamos numa fase cheia de obras no sítio. Um barracão novo para alojar as ovelhas está bem adiantado (estão colocando as telhas hoje, mais exatamente), a cerca da divisa do sítio, em um pedaço que não estávamos usando, está pronta, e semana que vem começamos a cercar uma área nova, com um novo bloco de piquetes para pastejo rotacionado da bicharada.

Pretendemos aproveitar o embalo para construir alguns canis (afinal a cachorrada não pára de crescer... rsrs), reformar o cercado dos gansos e o piquete dos cavalos.

Apesar de querermos manter as ovelhas a pasto o máximo possível, infelizmente precisamos de barracões para mantê-las confinadas durante a noite. Temos um histórico com tentativas (e sucesso) de roubos, e não estamos a fim de perder os animais. Aliás, é por isso que temos tanto cachorro no sítio, e que não vamos parar de adotar antes de chegarmos em uns 15...

Este barracão tem 200 m2, para alojar 200 ovelhas adultas durante a noite. Será dividido em 4 baias, e suas laterais e  subdivisões serão feitas em arame liso, bem simples e funcional. Os cochos serão manilhas de cerâmica cortadas longitudinalmente, e ficarão para fora, protegidos pelo beiral.

Estão nos planos mais dois conjuntos de piquetes, que faremos à medida que o rebanho crescer. A idéia é manejar as fêmeas em lotes de 50 animais, especialmente durante estações de monta, para manter a proporção macho:fêmeas e facilitar o controle dos animais. Teremos, quando o rebanho estiver estabilizado, 150 fêmeas em monta e em parição, ou seja, 3 lotes de 50 de cada vez (300 fêmeas em reprodução).

As fotos do novo barracão estão aí embaixo, e eu posto as da construção dos piquetes assim que começarmos.






Na verdade, era para termos iniciado os piquetes anteontem, mas tivemos um probleminha com a Elektro... Os piquetes ficarão embaixo de uma linha primária de energia, e a colega Elektro queria que deixássemos 15 metros para cada lado da linha sem utilização. ha. ha. ha. E acabou-se o sítio, né? Mas o problema foi superado, porque averiguamos que essa "regra" dos 15 metros não se aplica a cercas, apenas construções. A única exigência é interromper a cerca de vez em quando para evitar que, em caso do cabo de energia cair, não eletrifique a cerca a longas distâncias (Hellooooooo!!!! A cerca toda tem 150 metros no seu lado mais comprido... rsrsrs não é uma "longa distância", né?! rsrs)

Enfim. Estamos animados! =)

Beijocas!

Um comentário:

  1. No fim conseguiram levar alguma bichinha sua, Millis???Não creio!Q ódio!

    ResponderExcluir